• ESTAMOS DE VOLTA!

  • Resenha:Piratas do Caribe 4 - apenas mais um da série ou mais do que isso ?

  • Resenha – Arctic Monkeys - Suck it and See: um álbum que veio para desembaraçar as impressões trazidas por Humbug

  • Resenha:Repo Men - Um filme realmente peculiar, quer saber porquê?

  • Show em SP,Rock In Rio,álbum novo.

  • Resenha - Sete Vidas: mais um sucesso de Will Smith ou mais uma tentativa fracassada?

sábado, 23 de abril de 2011

[Resenha] U2 - No Line On The Horizon (2009)

U2 - NO LINE ON THE HORIZON (2009)
Um álbum inovador e conservador. Pouco notado, mas muito aclamado 



capa do álbum 

Para uma banda se manter, ela precisa sempre inovar. Isso é obvio, pois ninguém quer ficar escutando do mesmo para sempre. Essa foi a tática usada por grandes nomes da música como The Beatles e Bob Dylan, que sempre traziam algo novo, deixando todos impressionados.  A já veterana banda Irlandesa (U2), agiu bem, e decidiu inovar com o álbum No Line On The Horizon lançado em 27 de fevereiro de 2009, inicialmente não muito aclamado pelo público ou pela mídia.


O álbum é mais experimental que os dois últimos (All that you Can Leave Behind [2000] e How to Dismantle an Atomic Bomb [2004]). Nele, percebe-se músicas com a "cara da banda" que chegam até a dar a sensação de que você já a tenha escutado, já  outras são definitivamente inovadoras como é o caso de Stand Up Your Comedy e Get On Your Boots que sim, deram certo. 


Quando o álbum é escutado em sua sequência, chega até a ser assustador a maneira com que as músicas fluem entre si, parece mesmo que elas continuam como uma linha no horizonte. Certamente, qualidade é o que não falta. A faixa Moment of Surrender, a terceira faixa do disco, foi escolhida pela consagrada Rolling Stone como uma das melhores 500 músicas de todos os tempos. E também como melhor música de 2009, superando grandes nomes como "Poker Face" e "I Gotta Felling".

As quatro primeiras faixas são mais originais, mais com jeito de U2, onde quase todo ouvinte da banda deve gostar. Logo após as originais, surge I'll go crazy if I don't go crazy Tonight, a música com aparência teen, de Katy Parry, Britney Spears, é sim a mais pop do álbum porém é muito cativante e divertida, não sendo assim, uma faixa ruim. Já as outras quatro que procedem são mais inovadoras, uma delas leva o nome de FEZ, cidade no Marrocos onde a banda gravou o álbum. Ainda há mais duas, Breathe e Cedars of Lebanon, a primeira é a que apresenta a guitarra mais pesada do cd e tem um dos melhores vocais também, candidata a melhor faixa. Já a última segue a linha do U2 para finalizar discos, sendo mais lenta e melódica. 

O álbum, que parece ser uma mistura dos maiores sucessos da banda (The Joshua Tree [1987)] e Achtung Baby [1991]) , com efeitos modernos de estúdio, faz jus a espera de 5 anos e abre portas para a maior turnê de todos os tempos: U2 360. Recomendo o download ou a compra do álbum, que realmente entra para lista dos melhores do U2.

vídeo que mostra uma parte de Breathe na turnê U2 360 

Magnificent (segunda faixa do álbum) no  dvd U2 live at Rose Bowl 



Gravadoras:  Mercury, Island, Interscope (2009)
Faixas:
01 – "No Line on the Horizon
02 – "Magnificent
03 – "Moment of Surrender"
04 – "Unknown Caller"  
05 – "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight"
06 – "Get On Your Boots"  
07 – "Stand Up Comedy"  
08 – "Fez – Being Born"
09 – "White as Snow
10 – "Breathe"
11 – "Cedars of Lebanon"  

Um comentário:

Gabriel Vivan disse...

Sou grande fã do U2 e achei bastante interessante esse novo álbum deles. Eu comprei o Blu-Ray desse show 360º, e realmente percebi a inovação das músicas "Get on your boots" e "I'll go crazy if I don't go crazy tonight"... Parabéns à banda e à resenha.