• ESTAMOS DE VOLTA!

  • Resenha:Piratas do Caribe 4 - apenas mais um da série ou mais do que isso ?

  • Resenha – Arctic Monkeys - Suck it and See: um álbum que veio para desembaraçar as impressões trazidas por Humbug

  • Resenha:Repo Men - Um filme realmente peculiar, quer saber porquê?

  • Show em SP,Rock In Rio,álbum novo.

  • Resenha - Sete Vidas: mais um sucesso de Will Smith ou mais uma tentativa fracassada?

sexta-feira, 3 de junho de 2011

[Resenha] Metallica - Master of Puppets (1986)

capa de Master of Puppets
Semana passada, iniciamos o especial Rock in Rio no 220v, já explicado no post sobre o Metallica, que seria acompanhado por uma resenha de seu melhor álbum. Aqui está ela. O intervalo entre as resenhas será menor nas próximas vezes.

O melhor álbum do Metallica, escolher um é realmente quase impossível, não só dessa banda, mas de qualquer uma que tenha muitos álbuns no mesmo nível, no caso do Metallica, um nível alto. As alternativas serias Metallica, Master of Puppets, ...And Justice for All e Ride the Lightning. Optei por Master of the Puppets por simbolizar melhor o Thrash Metal, estilo original do grupo. Futuramente faremos resenhas dos outros 3 álbuns citados e dos que não fizeram sucesso. Afinal, Metallica é Metallica.

O terceiro álbum da banda foi lançado em fevereiro de 1986, sucedendo Kill 'em All e Ride the Lighting. Master of Puppets veio para consolidar a carreira do Metallica, repetindo a fórmula de sucesso dos álbuns anteriores, trazendo músicas com guitarras apresentando distorções muito pesadas, muita velocidade, músicas longas, solos espetaculares no meio das músicas e também uma música instrumental, no caso,  Orion, que não perde em nada para as instrumentais dos outros álbuns.

O disco começa ao som de Battery, que começa sem distorção mas depois gradativamente vai mostrando porque o álbum é considerado um álbum de Trash Metal. A música tem um ótimo solo de guitarra e prepara quem está ouvindo para a "Faixa-Chefe" e também Faixa-título do álbum. Master of Puppets, com certeza, sempre estará entre as melhores músicas de Metal. Letra e ritmo marcantes, solos extraordinários sendo que o primeiro é executado por James Hetfield, vocalista e guitarra base. A música tem um clima que é dificil de encontrar, independente do ritmo. 

A faixa título é sucedida por The Thing That Should Not Be e Welcome Home( Sanitarium) que são mais do que conhecidas pelos fãs da banda e continuam sendo executadas nos show do Metallica. Na sequência, vem Disposable Heroes que apesar de não fazer muito sucesso e nem ser muito conhecida comparada as outras faixas do álbum, é uma das melhores dele. Leper Messiah, Orion e Damage,Inc. completam o álbum mantendo o nível Metallica, mas não se sobressaindo sobre as outras faixas do álbum.

Master of Puppets é excelente, prova que está em número 75 da lista dos 200 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. Músicas com harmonias fantásticas e letras críticas, quem não ouviu deveria ouvir, quem já ouviu, sabe.

Abaixo vídeo de Welcome Home ( Sanitarium) em um show do Metallica em Seatle 1987.

Quer saber mais sobre a história do Metallica? clique aqui 

Lista de Faixas: 
1. Battery 
2. Master of Puppets
3. The Thing That Should Not Be
4. Welcome Home ( Sanitarium)
5. Disposable Heroes
6. Leper Messiah
7. Onion ( Instrumental)
8. Damage, Inc.

Nenhum comentário: